top of page

Projetos

 

-O Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (PAOC) tem como principal objetivo o estudo e divulgação do povoado fortificado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo (Beja, Portugal).Para esse efeito criou-se um Plano Geral de Investigação que integra as seguintes linhas de investigação em curso ou a desenvolver em projetos futuros:- Arquiteturas defensivas Proto-Históricas- Arquiteturas de terra Proto-Históricas- Arqueologia experimental sobre cerâmica do Bronze Final- Exploração de recursos naturais na envolvente do Outeiro do Circo- Reconstituição paisagística e ambiental na envolvente do Outeiro do Circo- Exploração de espécies animais no Outeiro do Circo- A ocupação do território dos Barros Negros durante a Idade do Bronze / Idade do Ferro Contempla ainda a realização de Estudos Arqueométricos de diversas especialidades (datações absolutas, arqueometalurgia, cerâmica, líticos, entre outros).

 

Projetos realizados:

A Transição Bronze Final / I Idade do Ferro no Sul de Portugal. O caso do Outeiro do Circo - Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos 2001 – 2002.

Responsável: Miguel Serra

Projeto não financiado

Objetivos: realização de sondagens na muralha, zona de entrada e área habitacional; prospeções intensivas no interior do povoado, trabalhos de fotointerpretação

Resultados: revisão da área do Outeiro do Circo; caraterização de pormenor de estruturas e materiais de prospeção; nova planta interpretativa.

 

A transição Bronze Final / I Idade do Ferro no Sul de Portugal. O caso do Outeiro doCirco – Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos 2008 – 2013.

Responsáveis: Miguel Serra e Eduardo Porfírio

Projeto financiado pela Câmara Municipal de Beja com o apoio da Junta de Freguesia de Mombeja e da empresa Palimpsesto, Lda.

Objetivos: realização de sondagens na muralha; prospeções intensivas no interior do povoado e território envolvente; valorização de estruturas arqueológicas; criação de um programa de educação patrimonial

Resultados: escavação de um troço de muralha, avaliação estratigráfica na área interna, documentação da sequência de ocupação, estudos arqueométricos (datações absolutas, arqueometalurgia, arqueometria sobre cerâmica e líticos, zooarqueologia, paleobotânica); realização de iniciativas de divulgação (visitas/percursos, conferências, exposições, workshops).

 

FaCta – Fogo, água, terra, ar: oficinas de cerâmica do Bronze Final.

Responsáveis: Ana Osório, Sofia Silva, Diana Fernandes, Miguel Serra e Eduardo Porfírio

Projeto financiado pela Câmara Municipal de Beja com o apoio da Junta de Freguesia de Mombeja e da empresa Palimpsesto, Lda.

Objetivos: criação de um evento lúdico destinado ao grande público sobre cerâmicas da Idade do Bronze

Resultados: realização de duas oficinas de arqueologia experimental sobre modelação e cozedura de cerâmicas da Idade do Bronze.

 

You make, I break, we glue. Ethnography and experimental insights on pottery interpretation.

Responsável: Ana Osório Projeto financiado pela Associação Arqueológica do Algarve com o apoio do Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, do CEAUCP-CAM, CEMUC e da empresa Palimpsesto, Lda.

Objetivos: criação de atividades científicas e educativas de arqueologia experimental sobre cerâmicas pré e proto-históricas.

Resultados: realização de três oficinas de arqueologia experimental sobre modelação, cozedura e uso / quebra de cerâmicas pré e proto-históricas

bottom of page